sexta-feira, 14 de maio de 2010

Jogos Olímpicos: a origem

A cada quatro anos, atletas de várias partes do mundo se reúnem para ver quem é o melhor em cada modalidade. São os Jogos Olímpicos, cuja origem remonta aos antigos gregos. Descubra como eles aconteciam na Antiguidade




Tudo começou em Olímpia

Ninguém sabe precisar a data em que as primeiras competições esportivas foram organizadas na região do Peloponeso. Mas sabe-se que foram importantes a ponto de unir todas as cidades da região.

Eventos locais

Há mais ou menos três mil anos, um evento muito especial começou a acontecer na região do Peloponeso: eventos esportivos, realizados a cada quatro anos em Olímpia, e que reuniam os melhores atletas das redondezas. A data exata ninguém é capaz de precisar, mas a primeira menção escrita dos jogos é de 776 a. C. Com o tempo, o evento organizado em Olímpia foi ganhando importância, passando a reunir atletas de toda a Grécia. Também deu origem aos Jogos Pan-Helênicos que incluíam competições em Delfos, Coríntio e Neméia.

União dos povos

Quando os primeiros jogos Olímpicos foram organizados, a Grécia era muito diferente do que conhecemos hoje. Em vez de um estado único, era um território formado por várias cidades-estados, cada uma delas com total independência política e econômica. Os jogos Olímpicos foram um dos primeiros pontos de união desses povos. Na época das competições, pessoas não só da Grécia, mas também das colônias gregas (na Itália, no Norte da África e na Ásia Menor), viajavam para Olímpia, inspiradas pelo sentimento de pertencer a uma mesma cultura ou região.

Tempos de paz e religião

Na época da realização dos jogos Olímpicos, o mundo grego se transformava. Guerras eram suspensas, disputas deixadas para depois. Tudo em louvor dos deuses.

Trégua sagrada

Para os antigos gregos, o período dos jogos era um momento de “trégua sagrada”. Mensageiros eram enviados para todas as cidades, anunciando a data das competições, e todas as guerras eram suspensas. Por que? Para que atletas e espectadores pudessem viajar em segurança para as cidades em que seriam realizados os jogos. O clima de paz era considerado fundamental nessa época.

Um jogo para cada deus

Os jogos pan-helênicos também tinham um importante significado religioso. Cada um dos jogos era realizado em honra de um determinado deus. Os jogos de Olímpia e Neméia eram feitos em homenagem a Zeus, o rei de todos os deuses. Os jogos de Delfos eram dedicados a Apolo, o deus da luz e da razão. Já os jogos de Coríntio eram devotados a Posseidon, o deus dos mares e dos cavalos.

O valor do esporte

Os jogos olímpicos na Antiguidade eram muito diferentes do que vemos hoje pela TV. Desde a preparação dos atletas até os cuidados com a higiene tinham significado especial.

Todo mundo nu

Tanto nos treinos quanto nas competições, os atletas gregos apresentavam-se totalmente nus. Seus corpos eram modelados por exercícios físicos e, durante as práticas esportivas, serviam como modelo para escultores e pintores. A beleza do corpo nu era considerada um reflexo da beleza interna e representava o equilíbrio harmonioso entre o corpo e a mente. Por causa disso, a prática de esportes era muito valorizada na antiga Grécia. Todas as cidades tinham ginásios, onde os atletas treinavam e os jovens eram educados. Essa educação era a mais completa possível, e incluía, além dos esportes, música, aritmética, gramática e leitura.

Cuidados com o corpo

Nesses ginásios, os atletas também permaneciam totalmente nus. Sem a proteção das roupas, eles podiam dar uma atenção especial ao cuidado com a pele. Antes de começar qualquer treinamento, o atleta devia cobrir seu corpo com óleo de oliva e depois com uma areia bem fina. Essa combinação de óleo com areia tinha algumas funções importantes: além de ajudar a regular a temperatura do corpo e proteger contra o sol, era uma boa proteção contra os castigos corporais que eram aplicados pelos treinadores nos atletas que não praticassem seus exercícios corretamente.

Atletas de outros tempos

Se hoje os jogos Olímpicos reúnem atletas de vários países, na antiguidade as regras para a participação eram muito restritas.

Quem eram os atletas

Para participar dos jogos Olímpicos, era necessário cumprir três requisitos básicos: ser do sexo masculino, ter nascido em território grego e ser livre. Mulheres, escravos e estrangeiros eram totalmente excluídos. No início, não havia atletas profissionais e embora a maioria fosse de origem rica, também participavam atletas vindos das classes mais modestas da população. Com o passar do tempo, essa situação mudou e os atletas foram sendo selecionados com cada vez mais critério. Cada cidade escolhia seus melhores homens, que treinavam seriamente por vários meses. Assim que a trégua sagrada fosse proclamada e a data dos jogos anunciada, os atletas e seus treinadores partiam para Olímpia.

Campeões da antiguidade

Da mesma maneira que os atletas de hoje entram para a história com seus recordes e feitos, alguns atletas dos jogos Olímpicos antigos também ficaram conhecidos.

• Milon de Crotona (lutador)
Foi campeão não só em Olímpia, mas também nos outros jogos pan-helênicos. Ficou conhecido pela sua força extraordinária e também pelo apetite voraz. Contam as lendas que Milo comia, diariamente, nove quilos de carne e a mesma quantidade de pão, além de beber pelo menos dez litros de vinho. Era capaz de carregar um touro de quatro anos pelo estádio, matava-o com uma única mão e ainda comia o animal inteiro em um único dia. Morreu de forma trágica. Ao tentar partir um tronco em dois, ficou com as mãos presas nas fendas da árvore e foi devorado à noite por animais da floresta.

• Leônidas de Rodes (corredor)
Foi considerado um deus, por causa de suas vitórias no estado, nos duelos e nas lutas. Ganhou todas as competições que participou, em quatro olimpíadas consecutivas.

• Melankomas de Karia (boxeador)
Ganhou muitas lutas, mas jamais se feriu ou machucou seus oponentes. Acreditava que ferir alguém em combate era sinal de falta de bravura. Muitas vezes seus oponentes desistiam de continuar a luta, porque não conseguiam acertá-lo.

As modalidades

Nos primeiros jogos, a corrida era a única modalidade disputada. Com o passar do tempo, novos esportes foram sendo criados, e alguns deles existem até hoje.

Corrida
Era a única competição nos treze primeiros jogos conhecidos. Era chamada de aulus ou dromo, e os atletas deviam percorrer um trecho de 182 metros. A pista era de terra batida e tinha indicações de início e fim. As corridas tinham eliminatórias e o último corredor a resistir às provas era o vencedor.

Dialos
Essa prova foi adotada na 14ª olimpíada, em 724 a.C. O corredor tinha que dar duas voltas na pista, num total de 384,54 metros.

Dólicos
Prova de resistência, criada na 15ª olimpíada, na qual os corredores deviam percorrer 24 vezes o estádio, somando 4.614,48 metros.

Pentatlo
Na 18ª Olimpíada, em 708 a.C., surgiram novas competições, como o pentatlo e a luta livre. O pentatlo tinha cinco provas: disco, salto em distância, lançamento de dardo, corrida e luta livre.

Disco
Os atletas podiam arremessar o disco cinco vezes, e o melhor lançamento era validado.

Salto em distância
Os atletas carregavam pesos para saltar. Tinham de tomar o maior impulso possível na "decolagem", jogar o corpo para trás durante o salto e "aterrissar" o mais longe que pudesse.

Dardo
Os dardos eram feitos de madeira e tinham uma faixa de couro usada para carregar a peça. Na competição, o atleta corria com o dardo horizontalmente, na altura de sua orelha, para tomar impulso. Quando chegasse na linha de início, tinha que arremessar o mais longe possível.

Lutas
Existiam dois tipos de lutas: em pé e no solo. No primeiro estilo, vencia quem jogasse o oponente no chão. Na luta de solo, quem indicava a derrota era o próprio competidor, que levantava o dedo indicador direito para que o oponente – declarado vencedor – parasse a luta.

Pugilismo
Surgiu na 23ª olimpíada, em 688 a.C. Os boxeadores lutavam até que um dos dois caísse ou admitisse a derrota. Os dedos dos lutadores eram protegidos por faixas de couro.

Tethrippon
Era uma corrida de carruagens com quatro cavalos, foi adotada na 25ª edição dos jogos na antiguidade.

Pancrácio
Era uma luta muito violenta, na qual os únicos golpes não permitidos eram arrancar o olho com o dedo ou morder o adversário. Surgiu na 33ª Olimpíada.

Hopolitódromo
Outro estilo de corrida, na qual os competidores usavam capacete, armadura nas pernas e carregavam um escudo circular. Foi introduzido na 66ª Olimpíada, em 520 a.C..

Synoris
Corrida com dois cavalos, adotada na 93ª Olimpíada, em 408 a.C..

O declínio dos jogos

Sabe-se que pelo menos 293 edições das Olimpíadas foram realizadas na Antiguidade. Em 392 d.C. os jogos foram oficialmente abolidos pelo imperador romano Teodósios I, que ainda ordenou o massacre de sete mil gregos.

A conquista romana

Da mesma maneira que cresceram até se tornar o maior evento esportivo do mundo antigo, os jogos Olímpicos passaram por um processo de decadência que culminou com sua extinção total, em 392 d. C. O marco do início do declínio é a conquista da Grécia por Felipe II, rei da Macedônia, em 340 a.C. Posteriormente no século II a.C a Grécia foi conquistada pelos romanos.

Ameaças e subornos

Os romanos gostaram da competição e procuraram manter viva a tradição dos jogos. Para isso, passaram a estimular seus jovens a desafiarem os gregos. Para superar os atletas gregos, Roma profissionalizou seus atletas e, para garantir a vitória, subornava e ameaçava seus adversários. Em 392 d.C. o imperador romano Teodosius I, já convertido ao cristianismo, aboliu definitivamente os jogos olímpicos, por considerá-los uma manifestação pagã, e ordenou o massacre de sete mil gregos.

.:: klick Educacão

2 comentários:

História Pensante disse...

Parabéns pelos seus blogs, acho que o plural não foi tão bem tulizado, afinal você tem muitos blogs, e todos muito bons, eu estou quebrando a cabeça para manter pelo menos um.

PPDias - História Pensante

Cris Prata disse...

Oi Valter, tudo bem?Seu blog realmente é muito interessante, inclusive vou colocar um link pra ele lá no Portal de História.
Quanto ao material, se você puder enviar algum material que vc ache interessante, eu vou adorar divulgar lá também.
Abç